Sobre

Descrubra Mais sobre nosso trabalho!

header button header button icon

Quem somos?

A Diversa, Arte e Cultura - Organização Social de Cultura foi criada em 13 de dezembro de 2012 e formalizada em 28 de fevereiro de 2013, por pessoas LGBTI+, para preservar a memória da comunidade a partir de processos coletivos e participativos. Seu principal objetivo é salvaguardar o patrimônio material e imaterial da diversidade sexual, como acervos pessoais, institucionais e de movimentos que atravessam e compõem a trajetória da comunidade no Brasil. Sob sua guarda está um dos maiores acervos da comunidade LGBTI+ do Brasil composto por mais de 6 mil itens físicos e aproximadamente 60 mil digitais.

Construído desde sua fundação, sua coleção é composta por diferentes tipologias e abriga diversos fundos de protagonistas como da artista, escritora e cantora, Cláudia Wonder; do fotógrafo Pedro Stephens; da editora Laura Bacellar; e de organizações de grande relevância como a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, entre outros.

A Diversa também tem como objetivo visibilizar e inserir, no contexto amplo da cultura, as práticas, criações e experiências desenvolvidas a partir do universo “QUEER”. Desta maneira, busca contribuir para o processo de sensibilização da sociedade em relação às especificidades das pessoas com orientações sexuais, identidades e expressões de gênero dissidentes da maioria.

Outro foco de atuação da OS é a garantia de acesso e fruição à produção cultural e direitos da comunidade LGBTI+ para promover o respeito à diversidade e uma cultura de paz.

Diversidade

Respeito

Arte

Cultura

Humanidade

Igualdade

Diversidade

Respeito

Arte

Cultura

Humanidade

Igualdade

Diversidade

Respeito

Resiliência

Cultura

Humanidade

Igualdade

Diversidade

Respeito

Resiliência

Cultura

Humanidade

Igualdade

Diversidade

Respeito

Arte

Cultura

Humanidade

Igualdade

Resiliência

Diversidade

Respeito

Arte

Cultura

Humanidade

Igualdade

Resiliência

Mostras

O principal projeto da Associação Diversa, Arte e Cultura é a Mostra Diversa, que acontece a cada dois anos, e segue para sua quarta edição.

Realizada em anos ímpares, a Mostra Diversa, que iniciou em 2015, tem como objetivo abrir espaço para novos artistas, novas propostas e experiências relacionadas à diversidade sexual e traçar um panorama da produção artística sobre a temática.

A cada edição um tema é escolhido. Para a segunda edição os trabalhos versavam sobre o questionamento do binarismo de gênero, a discriminação e violência sofrida pela população LGBT, a transexualidade, a montação e o questionamento dos padrões excludentes da sexualidade.

Em 2017, foram 70 projetos inscritos e 17 selecionados. A mostra apresenta essa diversidade também com diferentes técnicas: fotografia, colagem, desenho, aquarela e pintura.

2019 recebeu mais de 100 projetos de todas as regiões do país para a III Mostra Diversa. Inicialmente seriam selecionado 8 projetos, porém, por causa da alta qualidade dos trabalhos, aumentamos esse número para 19 artistas, também nas várias linguagens, como fotografia, colagem, desenho, aquarela e pintura, entre outros.

A título de referência, a Mostra incentiva vários artistas, como Victor Grizzo, um dos selecionados em 2017: “Participar da Mostra Diversa 2017 foi dos um dos melhores processos de trabalho no meu ateliê; é uma oportunidade ímpar para qualquer artista que tem como diretrizes em sua obra a temática LGBTQI+. Eu pude mostrar ao mundo o início de um trabalho que estou em construção até hoje: Gênero e Infância, temática que quer dialogar e buscar olhares para ontem”.

Abaixo, algumas das exposições realizadas em parceria com o Museu da Diversidade Sexual, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo:

Exposições

about us tailormade

Diversidade Futebol Clube

(Junho 2014)

Fotografias: Roberto Setton

Curadoria: Diógenes Moura

Concepção Diversa

Launch project

Todos Podem Ser Frida

(novembro de 2014)

Fotografias: Camila Fontenele de Miranda

Curadoria: Jefferson Duarte

Concepção Diversa

Launch project
about us instant results
about us transparency

Darcy Penteado, O Observador do Humano

(janeiro de 2016)

Curadoria: Celso Curi

Concepção Diversa

Launch project

II Mostra Diversa

(junho de 2017)

Curadoria: Diversa e MDS

Concepção Diversa

Launch project
about us instant results

Humanidade

Igualdade

Diversidade

Respeito

Arte

Cultura

Humanidade

Diversidade

Respeito

Arte

Cultura

Igualdade

Diversidade

Respeito

Cultura

Humanidade

Igualdade

Resiliência

Cultura

Humanidade

Igualdade

Diversidade

Respeito

Resiliência

Respeito

Arte

Cultura

Humanidade

Igualdade

Resiliência

Diversidade

Respeito

Arte

Cultura

Humanidade

Igualdade

Resiliência

Diversidade

Sensibilizações

  • Sensibilizando para a Diversidade – LGBT

    Data: 20/05/2016 | Horário: 15h às 17h | Local: Auditório SPCVB | Endereço: Alameda Ribeirão Preto 130 – 12° andar, Bela Vista
  • Sensibilizando para a Diversidade - Pinacoteca do Estado e Memorial da Resistência

    Data: 11/11/2015 | Local: Auditório da Estação Pinacoteca | Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia
  • Sensibilizando para a Diversidade – Fábricas de Cultura

    Data: 26/10/ 2015 | Horário: 09h às 13h | Local: Fábrica de Cultura Parque Belém | Endereço: Av. Celso Garcia nº 2.231 (Portaria 1)
  • Sensibilizando para a Diversidade – Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa

    Data: 14/09/ 2015 | Horário: 09h às 13h | Local: Auditório do Museu do Futebol | Endereço: Praça Charles Miller, S/N

Campanhas

Campanha Vozes contra a Homofobia (2015)

Fotografias e declarações contra a homofobia de vários artistas como Adriane Galisteu, Irene Ravache, Deborah Secco, Diogo Vilela, Marília Gabriela, Marina Lima, Branco Melo, Dráuzio Varella, Vera Holtz entre outros. As imagens foram espalhadas pelas estações do metrô e trens.

Em parceria com o metrô e a Secretaria de Cultura do Estado de São PauloA diversidade cultural aqui compreendida é composta por um conjunto de diferenças identitárias e culturais construídas ao longo do tempo pelos diferentes segmentos da sociedade, pode se expressar através da linguagem, da arte, da culinária, do artesanato, do vestuário, dentre outras manifestações. A ideia da diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade e de multiplicidade. Explica e dá sentido à cosmologia social e à identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

A diversidade cultural inclui, dentre outros, o artesanato tradicional, pequenas manufaturas, moda e design, áreas estratégicas para o país, em vista de sua potencialidade em termos de melhoria das condições de vida das populações mais pobres, conceituação ratificada pela Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005), pelo Brasil, em 2007. A diversidade humana e cultural, aqui compreendida, caracteriza-se, ainda, pela inserção de temáticas de gênero, raça/cor, etnia, orientação sexual e/ou identidade de gênero, origem, geracional, pessoas com deficiência, dentre outras.

Atuar junto à diversidade cultural e humana significa, por fim, rejeitar qualquer atitude de discriminação e promover uma cultura de paz, apoiando e cumprindo, integralmente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU.

Parcerias

O principal parceiro da Associação Diversa, Arte e Cultura, ao longo destes anos, foi o Museu da Diversidade Sexual, primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática.

O Museu da Diversidade Sexual, que foi criado por meio do Decreto 58.075, de 25 de maio de 2012, está vinculado à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem, por atribuições:

Garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais; Pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da comunidade LGBT brasileira e, em especial, paulista;

Valorizar a importância da diversidade sexual na construção social, econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil;

Publicar e divulgar documentos e depoimentos referentes à memória e à história política, econômica, social e cultural da comunidade LGBT e sua interface com o Estado de São Paulo. Consideremos o Museu da Diversidade Sexual Sexual um dos nossos principais parceiros, porque suas atribuições e visão coadunam com as da Associação Diversa, Arte e Cultura. Link: http://www.mds.org.br/

Outra importante parceira é La Red - Red De promotores culturales de Latinoamérica y el Caribe, organização sem fins lucrativos, criada em maio de 1991, em Paraty (Rio de Janeiro/Brasil), com o objetivo de gerar e promover um espaço de trabalho conjunto entre produtores das áreas de dança contemporânea, teatro e música da América Latina e Caribe. Um dos motivos que levaram ao surgimento do La Red foi a ruptura com o isolamento cultural tradicional que existia na região.

La Red tem por missão gerar oportunidades de trabalhar em conjunto e sistematicamente com organizações sociais, artísticas e culturais por meio da comunicação, divulgação, qualificação e distribuição de bens e serviços culturais de criadores e trabalhadores culturais da América Latina e do Caribe.

Atividades

Conheça nossas Atividades Culturais

Ler mais

Contatos

Diversa Arte e Cultura quer fazer parte da sua vida.
Conheça mais sobre nossoas canais de contato!

Acessar

This is a case